A cachaça, bebida obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, é o terceiro destilado mais consumido no mundo, movimenta um mercado anual de R$ 7 bilhões, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça. É uma bebida tão importante que, em 2001, tornou-se a bebida nacional do Brasil por decreto Federal.
Para poder comercializar a bebida, além de obter o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a legislação solicita aos comerciantes análises periódicas para atestar a qualidade e identificar possíveis contaminações. O MAPA define alguns parâmetros que a bebida deve atender para ser considerada uma cachaça e também para garantir que a bebida é própria para o consumo humano.
Dentre esses parâmetros estão: teor alcoólico, densidade, exame organoléptico, acidez volátil, extrato seco, álcoois superiores (butílico, sec-butílico, isoamílico, isobutílico e propílico), metanol, aldeídos, ésteres, furfural, carbamato de etila, cobre e soma dos componentes secundários. Nós, da PQ Júnior, através dos laboratórios parceiros e presentes na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com auxílio de professores renomados na área, realizamos essas análises e confeccionamos laudos de acordo com os solicitados pela legislação brasileira, além disso, caso alguns dos parâmetros esteja em desacordo com os da lei, nossa empresa pode auxiliar a solucionar esses problemas envolvidos na produção da bebida.
Está precisando realizar uma análise da sua cachaça para evitar esses diversos riscos e se adequar a legislação? Entre em contato com a nossa empresa que podemos te ajudar!