Alinhando espírito empreendedor ao percurso acadêmico, a PQ Jr conta com mais de 15 anos de história. Ela é composta por graduandos de Química e Engenharia Química inquietos e comprometidos a transformar sua vivência na Faculdade Federal de Lavras, um espaço de desenvolvimento profissional constante através de soluções inovadoras e personalizadas.
Regulamentada pela Lei 13.267/2016, a PQ Jr faz parte do MEJ, um movimento de empresas juniores, na qual já impactou mais de R$70 milhões na economia brasileira. Sendo todo o lucro gerado, reinvestido na capacitação dos membros e no crescimento da mesma.
Comprometidos com a excelência dos seus serviços, já concretizaram sonhos em 17 estados no Brasil alcançando reconhecimento estadual de Empresa Júnior Inovadora e de Alto Crescimento.
A PQ Jr para mim foi desenvolvimento, boas amizades e legado. Desenvolvimento porque eu tive a oportunidade de amadurecer em vários aspectos, seja eles com habilidades profissionais, seja com um crescimento pessoal! Pude aprimorar minha comunicação, realizar projetos, fechar boas negociações e colaborar para impulsionar muitos empreendimentos e, ao mesmo tempo, aprender muito com isso! Na PQ, eu conheci uma diversidade de pessoas, e muitas delas são amizades que quero levar para vida toda! Além das amizades, na PQ eu me inseri no MEJ e expandi meu networking com pessoas do Brasil inteiro! Com isso, pude perceber como um grupo de pessoas organizados em prol de um mesmo objetivo: “Um Brasil mais empreendedor”, é capaz realizar feitos extraordinários! Por fim, na PQ eu pude aprender muito sobre o que é legado! Aprendi sobre o que é honrar todo trabalho daqueles que já passaram pela EJ e sobre como poderia ter ações positivas no presente para ser um ponto de referência no futuro para aqueles que chegariam. Então, o futuro chegou e hoje tenho muito orgulho de ver dentro da PQ uma geração de pessoas inconformadas que querem sempre entregar os melhores resultados possíveis! Foi maravilhoso estar dentro dessa empresa e uma certeza que eu tenho é que mesmo sendo pós-Júnior, sempre serei grato e vestirei essa camisa!
Durante a minha graduação, tive a oportunidade incrível de fazer parte da PQ jr., que se tornou a melhor experiência que eu poderia ter dentro da universidade. Ao fazer parte dessa empresa júnior, tive acesso a uma variedade de capacitações, momentos de liderança inestimáveis, conexões valiosas com outras empresas e uma vivência real do movimento empresa júnior. Ao me despedir, o único pesar que senti foi não ter ingressado desde o início do meu curso.
Fazer parte da PQ Júnior foi uma experiência única em toda trajetória da minha graduação. Mudei a forma de enxergar o curso e o mercado de trabalho, onde pude me aperfeiçoar nos quesitos profissionais e pessoais. Sou grata pela oportunidade de ter feito parte da PQ e poder levar laços de amizades para toda vida.
A PQ Júnior foi parte fundamental do meu crescimento pessoal dentro da Universidade Federal de Lavras. Inicialmente, eu fui alocado para o setor de Extensão da empresa e isso era algo que ia de desencontro com minha formação em engenharia química. No entanto, dentro dele eu consegui desenvolver softskills relacionadas a comunicação, algo que era uma fraqueza pessoal. Após isso, me desafiei na diretoria comercial. Nesse novo cargo, eu aprendi a desenvolver um pensamento mais estratégico para alcançar nossas metas e ferramentas de gestão pessoal e coletiva. Então, de forma geral, a PQ Júnior - projetos e consultoria gerou um grande impacto na minha vida nos mais diversos âmbitos.
Falar da PQ Júnior é falar de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, desde a parte de habilidades interpessoais a conhecimentos técnicos. A PQ Júnior e todo o MEJ tem um potencial transformador incrível que permite seu desenvolvimento enquanto membro, líder e pessoa. Sou grata pela oportunidade de ter feito parte e recomendo a todos terem essa experiência!
Ao iniciar minha graduação iniciei também minha carreira na empresa júnior. Me preparei para áreas de conhecimento técnico em sala e prático dentro da PQ. Pude evoluir em habilidades necessárias para uma melhor performance no mercado, mas que não estavam presentes em minha grade como por exemplo me comunicar e gerir equipes de projeto. Além de ter o privilégio de aprender com a PQ, tive também vários ensinos passados pelos nossos clientes, que mostravam a experiência que tinham em seu negócio e como cada um deles havia chegado naquele trabalho.
Empresas Juniores são entidades organizadas como associações civis gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, possuindo o principal objetivo complementar a formação acadêmica de seus participantes fornecendo experiências práticas. Na década de 80, o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, chegando ao Brasil.
O movimento surgiu no Brasil em 1988, e em sete anos, surgiram 100 empresas, número que foi atingido no país de origem somente em 19 anos. Atualmente, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 27.000 universitários espalhados em cerca de 1.200 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano – Fonte: Censo e Identidade Brasil Junior 2010.